Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

Dicas

  • Se possível, adquira uma pequena balança digital, pois pesando os ingredientes, terá maior exatidão no resultado das receitas.

  • Em todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

  • Sempre que comprar produtos industrializados, é importante conferir o rótulo, pois um alimento que hoje não contém glúten, pode ter sua formulação alterada sem aviso prévio.

41 comentários:

  1. Será que existe alguma dica de como fazer farinha de arroz em casa? No liquidificador fica um pouco granulada. Será que no moedor de grãos se consegue boa textura? Pode parecer sovinice mas o preço da farinha é absurdo. Fazendo do pŕoprio arroz o preço cai bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nunca tentei fazer a farinha de arroz. Adoro cozinhar, mas sempre que possível prefiro itens que ofereçam praticidade e rapidez. Mas realmente, a farinha de arroz quando comparada a farinha de trigo, tem o custo mais alto. Pesquisei no Google sobre "como fazer farinha de arroz" e apareceram diversas formas: com arroz branco, integral ou tostado. E no modo de preparo o batimento indicado é sempre no liquidificador, de pouco em pouco, e em seguida deve-se passar pela peneira. A perda informada é de cerca de 5%. Espero ter ajudado! Abs

      Excluir
    2. Oi. eu faço a farinha de arroz em casa batendo no liquidificador e realmente ela fica granulada mesmo depois de peneirar várias vezes, mas mesmo assim as receitas dão certo e ficam saborosas.

      Excluir
  2. Carla, qual a diferença de "CREME" de arroz de "FARINHA" de arroz? Desde já obrigado por sua solicitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pesquisei no rótulo dos produtos e encontrei as seguintes informações:
      Creme de arroz: amido de arroz enriquecido com vitaminas e minerais.
      Farinha de arroz: produzida a paretir do arroz triturado bem fino e não necessariamente enriquecido com vitaminas e minerais.
      Nas minhas receitas utilizo a farinha de arroz, pois é encontrada em pacotes de 1kg e o custo é menor em relação ao creme.
      Abs

      Excluir
    2. Puxa! Como você é atenta ao seu blog e responde rapidamente, além de ser extremamente prestativa.

      Muito Obrigado, aproveito para lhe pedir para ir à TV, você tem muito talento e a mídia precisa expor melhor você.

      Um grande Bj.

      Excluir
    3. Adoraria, mas ainda não encontrei o caminho para a TV! Se você tiver alguma dica, me diga!!
      Obrigada pelo carinho!
      Abs

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Obrigada pelas dicas Anderson! Vou pensar a respeito... Abs

      Excluir
  3. Carla , boa tarde!

    Será que você teria alguma receita de pão frances sem o gluten? Desde já agradeço sua atenção> Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda não testei nem desenvolvi nenhuma receita de pão francês sem glúten. Este é um dos maiores desafios da panificação sem glúten. Mas assim que eu conseguir, a receita será publicada aqui no blog!
      Abs

      Excluir
  4. Carla, boa tarde!
    Posso usar liga neutra em substituição à goma xantana? E como fazer? Uso a mesma quantidade indicada nas receitas originalmente para a goma ou é preciso alterar?
    Obrigada, Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth!
      Nunca usei liga neutra nas minhas receitas. Pesquisei algo a respeito, mas nem todos os fabricantes disponibilizam a composição para que eu possa "avaliar" e te responder. Caso não encontre a goma xantana, substitua por cmc na mesma quantidade (eu prefiro a goma xantana). Segue o link de uma loja de São Paulo que vende goma xantana e outros produtos para confeitaria pela internet com entrega pelo Brasil: http://lojabondinho.com.br/index.php/catalogsearch/result/?q=goma+xantana&x=12&y=16
      Abs

      Excluir
  5. Olá! Estou iniciando dietas sem glúten e gostaria de saber se posso usar como substituto em todas as receitas a farinha de arroz no lugar da farinha de trigo? Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não é tão simples assim. A farinha de trigo proporciona características ao produto final, que não se consegue com a simples substituição pela farinha de arroz. As experiências exigem testes e mais testes. Veja que sempre há uma combinação de farinhas e acréscimo de goma xantana ou cmc para compensar a falta do glúten. A cozinha sem glúten é um laboratório!
      Abs

      Excluir
  6. Eu estou maravilhada pelas receitas.
    Muito obrigada por essa ajuda...
    Estou tendo gosto para cozinhar.

    Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betoka!
      Todas as receitas são testadas e o resultado fotografado! Que bom que gostou. Acho as receitas sem glúten preparadas em casa bem mais saborosas do que as industrializadas.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá Carla,

    A cerda de dois meses descobri que sou celíaca, e não tem sido fácil! Hoje pesquisando sites com receitas sem gluten encontrei seu blog que está me deixando muito feliz em ver a diversidade de opções. Parabéns por seu trabalho e pesquisas.
    Bjks
    Diva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diva!
      No início não é fácil passar vontade e se adaptar à nova dieta. Mas logo se acostumará!
      Espero que minhas receitas te ajudem a seguir a dieta sem glúten.
      Bjs

      Excluir
  8. Oi Carla,

    quero fazer algumas receitas de bolo como o de cenoura, mas preciso trocar o açúcar por adoçante. Como faço para substituir? É a mesma proporção entre adoçante culinário e açúcar?
    Muito obrigada!
    sheilapimenta@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila! O açúcar fornece volume à massa. Então possivelmente o bolo diet ficará mais baixo e compacto. A substituição deve seguir a quantidade indicada pelo fabricante do adoçante, na embalagem. Estou torcendo para que fique bom!

      Excluir
  9. Olá Carla,
    Tenho um filho que é fenilcetonurico e precisa de uma dieta baixa em proteínas (sem glutén, sem lactose e sem ovos), vi suas receitas e achei elas ótimas, mas tem ovos, como posso substituir o ovo nas receitas de pão? Você tem alguma dica?
    Obrigada!
    Fabiana_cao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, boa noite!
      Não testei a substituição dos ovos por algum outro ingrediente. Mas o que vejo é que em receitas de biscoito, substituem 1 ou 2 ovos por farinha de linhaça hidratada em água até formar um gel. Só não sei se fica bom em pães. Mas acho que vale o teste. Se resolver testar, baseie-se no peso dos ingredientes, de preferência, e teste somente 1/2 receita.
      Abs

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, estou testando uma base de massa para lasanha e seguindo algumas dicas da internet, mas ja testei duas, uma com a base de farinha de arroz, fecula de batata e polvilho, outra acrescentei farinha de banana verde, porem estou com dificuladade na elasticidade da massa , fica muito dificil cilindrar sem quebrar ou esfarelar, voce tem alguma sugestao para me ajudar? desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Djalma, boa noite!
      Tente adicionar cmc.
      Abs

      Excluir
  12. Carla boa tarde !
    Também estou iniciando meus testes na cozinha sem glúten e como você mesmo especificou um laboratório, achei o bolo farelento com a farinha de arroz e de mandioca , Em todas as receitas é acrescido essa goma ou o cmc a que se referiu.Estou com Dúvidas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, boa noite!
      É justamente o glúten que dá a elasticidade à massa (essa propriedade de ficar fofinha). As farinhas isentas de glúten deixam o bolo ou pão esfarelentos mesmo. Por isso, usamos adição de gomas, para tentar compensar a falta do glúten. Goma xantana ou CMC são espessantes que, na receita sem glúten, tem essa função.
      Espero ter ajudado!
      Abs

      Excluir
  13. Boa Tarde Carla !

    Descpbri que se vc usar uma colher de vinagre de maçã no pão sem glutem deixa a massa bem fofinha e cheia de furinhos experimente e eu não coloquei cmc nem goma xantana.

    bjos Joelma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joelma, boa noite!
      Obrigada pela dica! Tenho adicionado vinagre nas minhas receitas mais recentes!
      Bjs

      Excluir
  14. Bom dia, Carla!
    Descobrí que sou intolerante a lactose e ao glúten em 2012.
    Aqui em Juiz de Fora/MG, quase não encontro nada sem glúten, existe os produtos da marca Tio Urbano, (farinha e macarrão), mas verifiquei junto ao site deles, que não está ocorrendo revenda aqui na minha cidade. Recentemente apareceu no mercado a marca Mãe Terra que é muito cara, a farinha de arroz pacte. de 500gr está custando R$6,00 (seis reais). Gostaria que informasse outras marcas de farinha e macarrão que sejam de preços acessíveis.
    Gosto de cozinhar em casa, faço meus pães, massas de pizza, panquecas, bolos e broas, tudo sem glúten e sem lactose.
    Gostaria de dizer também que na ausência do pão eu não passo fome, pois tenho a opção de comer a mandioca e o inhame cozidos no café da manhã, fora isso tem as receitas de broas e bolos de fubá que não contém glúten e biscoitos de polvilho.
    Abraços e obrigado.
    Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara, boa noite!
      Eu também descobri a DC recentemente, em 2011. Sempre achamos alternativas para as refeições, mesmo que não sejam pães!
      Algumas marcas: Urbano, vc mesma mencionou; Casarão (tem macarrão e farinha de arroz); Blue Ville (tem macarrão); Fazenda (farinha de arroz).
      Você conhece a marca Chico Geraes Alimentos aí de Juiz de Fora? Pode tentar falar com eles e ver se te indicam algum lugar para comprar!
      Abs

      Excluir
  15. Carla, bom dia. Gosto de produtos naturais e muitas receitas suas usam açucar refinado. Posso substituir pelo açucar mascavo?
    Desde já agradeço e parabenizo seu blog. É muito interessante. Estou tentando fazer as receitas.
    Grande abraço.
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, boa noite!
      De forma geral, pode substituir sim.
      Que bom que está gostando!
      Abs

      Excluir
  16. Respostas
    1. Olá, bom dia!
      Goma xantana e CMC são espessantes e aglutinantes.
      Abs

      Excluir
  17. Olá Carla, meu bebê tem alergia a leite e ovo, e meu marido a glúten, minhas receitas não dão certo. Queria saber oq substituí o ovo e o açúcar q tbmm deixa meu bebê agitado. Fiz um bolo de bana um dia, e o com a açúcar secou, murchou mais secou, e o sem açúcar acrescentei biomassa e chia e ele ficou igual um mingau dentro rsrs.. a w twnho dúvidas quanto ao cmc, ele substituí ovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leydyane, boa noite!

      O ovo dá estrutura ao bolo, por isso que quando faz sem, o bolo fica mole. Não tenho testes de bolo sem ovos. Dica: busque alguma opção em sites de receitas veganas, que não consomem ovos. Talvez consiga algo!

      Abraços

      Excluir
  18. Por favor, me esclareça qual a função do vinagre na massa de pão sem glúten?
    Obrigada, adoro suas receitas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.